terça-feira, 29 de setembro de 2015

PROJETOS ESTRUTURANTES



-AVE (ARTES VISUAIS ESTUDANTIS)

-FACE (FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO)

-TAL (TEMPO DE ARTE LITERÁRIA)

-DANCE (DANÇA NA ESCOLA)

-PROVE (PRODUÇÃO VISUAL ESTUDANTIL)



 PROJETOS ESTRUTURANTES – CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E  LINGUAGEM.

 O projeto Tempo de Artes Literárias (TAL) foi concebido a partir de uma perspectiva abrangente, para promover o exercício da leitura, produção textual, contribuindo para a apropriação do conhecimento literário, a criação e a visibilidade de bens literários estudantis, de modo que possibilitem a capacidade de desenvolvimento das lutas com e pelas palavras, em seus sentidos histórico e social, assim como para as leituras sobre o mundo, com vistas à formação do novo homem, nesses tempos de democratização social e literária e, consequentemente, a ampliação das visões e dos horizontes estudantis
• Estimular a produção literária nos contextos escolares e a valorização das manifestações culturais regionais.
• Contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social.
• Compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer.
• Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para a transformação dos contextos escolares.
• Estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das diversas escolas literárias.
Criar espaços apropriados para os encontros e rodas literárias nos ambientes escolares.
• Promover o desenvolvimento das linguagens literárias e de valores essenciais para a motivação do viver e, assim, contribuir para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presente na educação.
O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) é parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar, por intermédio da criação e exposições das artes visuais estudantis nas escolas da rede estadual de educação da Bahiamercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores
• Explorar o potencial educativo, estimulando a criação de obras de artes visuais no ambiente escolar, assim como a valorização das expressões culturais regionais.
• Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar a escola em um ambiente vivo e significante para os jovens.
• Estimular a produção artística, o processo de embelezamento e de estetização da escola e da vida; promover exposições dessa produção de artes visuais nos contextos escolares, nas cidades das distintas regiões do Estado da Bahia.
• Influir sobre o mercado da arte, estimulando os novos cultores e produtores.
• Interagir com outras culturas e influir na formação cultural.
• Interagir com a juventude por intermédio das linguagens artísticas e chegar mais perto de seu universo, promovendo valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presente na educação
Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), organizados pela Secretaria da Educação da Bahia – por meio de cada uma das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado, envolvem, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais de quase todos os municípios baianos.
Objetivos
• Capacitar e/ou atualizar os professores da rede pública de ensino no intuito de desenvolver ações pedagógicas do ensino das diversas práticas educativas da cultura corporal como a Ginástica Circense.
• Capacitar e/ou atualizar os professores da rede pública de ensino, oportunizando-lhe subsídios teórico– metodológicos para o uso das diversas práticas educativas da cultura corporal.
• Organizar as ações para a realização do JERP e dos Festivais.




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