Criado pela Portaria nº. 24.174, publicada no D.O. de 06/08/1974, passando a denominar-se Colégio Estadual Polivalente Américo Tanuri, em homenagem a um antigo Prefeito de Juazeiro. Com a Portaria nº. 4.669, publicada no D.O. de 23/03/2003, passou a oferecer o Ensino Fundamental e Médio a partir de 1997. Tem como gestor o professor Márcio Dias dos Santos e conta com uma equipe composta por 02 vices- diretoras, 01 coordenadora pedagógica, 01 secretária, 26 funcionários e 34 professores
Atende a 717 alunos de Ensino Fundamental, Médio e EJA distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Mantém ainda, dois anexos, o primeiro encontra –se no Jardim Primavera e o outro no Conjunto Penal de Juazeiro.
Em caráter especial, com profissionais especializados, atende a alunos com déficit de inteligência, alunos com deficiência auditiva e outras limitações, sendo estes, inseridos nas turmas regulares.
Em sua proposta pedagógica tem executado ações que dinamizam o trabalho docente. É pioneiro na implantação do Sistema de Reclassificação, dando novas oportunidades de ensino-aprendizagem aos alunos com distorção idade x série e desenvolve o programa de Ressignificação da Progressão Parcial, permitindo, conforme resolução vigente, ao aluno progredir seus estudos em regime de dependência em ate 03 (três) disciplinas.
Tem projetado suas ações e metas visando ascensão e formação plena, focando, dentre outros, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, investimentos na tecnologia, na pesquisa e no esporte com especial atenção para os projetos estruturantes como: TAL, AVE, DANCE e PROVE. A escola tem investido em ações pautadas na qualidade do ensino atendendo às políticas públicas como a melhoria do IDEB e atenção especial para a proposta do ENEM.